Inclusão de PcDs e neurodivergentes vai ser tema do PJ Minas 2026
Durante a etapa final do Parlamento Jovem Minas 2025, estudantes de 149 municípios votaram, entre elas a guapeense Melissa Aparecida, e elegeram o tema que vai nortear os debates no programa em 2026: Inclusão social da pessoa com deficiência (PcD) e pessoas neurodivergentes.
Publicado em 18/09/2025 21:09 - Atualizado em 24/09/2025 14:08
Quando jovens de todo o estado se reúnem para definir próximos rumos, escolhem mais que um tema: indicam prioridades de participação social. Foi isso que aconteceu nesta quinta-feira (18/09), durante a etapa final do Parlamento Jovem Minas 2025, quando estudantes de 149 municípios votaram, entre elas a aluna guapeense Melissa Aparecida, elegeram o tema que vai nortear os debates no programa em 2026: Inclusão social da pessoa com deficiência (PcD) e pessoas neurodivergentes.
A alternativa escolhida superou outras duas opções: “Tecnologias digitais: juventude, direitos e desafios sociais” e “Segurança alimentar e nutricional”, que também estavam na votação. Assembleia MG A decisão reflete não só a urgência do tema, mas também o desejo dos jovens de pautar políticas, iniciativas e transformações sociais que garantam participação igualitária, combate ao capacitismo e respeito às diferenças.
De acordo com informações do site oficial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, durante os grupos de trabalho, estudantes relataram situações de exclusão, nas escolas, no ambiente de trabalho, no convívio social, o que reforça que a inclusão não pode ficar apenas no discurso. “Não estamos pedindo, estamos ocupando os espaços”, declarou Helbert Simões, representante de Sabará.
O Parlamento Jovem Minas, promovido pela ALMG por meio da Escola do Legislativo e em parceria com câmaras municipais, chega em sua 22ª edição como um espaço de formação política real e o tema para 2026 convida à ação concreta. As demandas que surgirem nos debates serão organizadas em propostas legislativas, que poderão se materializar em projetos de lei ou iniciativas nos municípios.
por Assessoria de Comunicação